domingo, 25 de julho de 2010

Professor Clóvis Roberto - Sempre na luta por Jaboatão

Professor Clóvis Roberto - Sempre na luta por Jaboatão

Fonte: Romero Mota - Jornalista Jaboatão em Foco Data: 18/07/2010

http://www.jaboataoemfoco.com.br/jaboatao2010/index.php?materia=2873 



O campo da educação vem sofrendo muitas modificações ao longo, principalmente nesta primeira década do século XXI. Cada vez mais se exige novos modelos, novas formas de aprender, a educação não é mais uma via de mão dupla. As novas demandas pelo conhecimento exigem novas formas de aprender e ensinar.

Todas essas transformações exigem dos professores novos papeis, e esses papéis passam obrigatoriamente pelo domínio das novas tecnologias, não apenas em sala de aula, mas no dia a dia. Com crescente desenvolvimento da tecnologia, muita coisa mudou, e entre essas coisas a necessidade de se dominar essas novas ferramentas, principalmente no campo do ensino.

Não menosprezando a ilustríssima figura do professor, que devido a sua importância era para ser um dos profissionais mais valorizados, por pura falta de incentivo, remuneração incompatível e falta de apoio são exceções os que estão atenados com as novas tendências e inovações.

Entre essas exceções está o professor Clóvis Roberto, de Jaboatão dos Guararapes. Clóvis é um profissional completo, com espírito de liderança, flexibilidade, facilidade de adaptação a novos ambientes. Está sempre em busca de novos desafios.



PERFIL DO PROFISSIONAL

Possui uma vasta experiência no campo da Educação. Graduado em Letras com Licenciatura Plena em Inglês, Português e Literaturas, além de Teologia. Licenciatura Plena em Educação Religiosa, é Pós Graduado com especialização em Psicopedagogia Institucional e Língua Inglesa com Ênfase em Ambientes Colaborativos Virtuais na Educação.

Trabalhou em varias escolas das Redes Municipal e Particular do Município. Atualmente é agenciador do Instituto Prominas/Faculdade FINOM, formando turmas de Graduação e Pós Graduação à distância, além de ser Professor de Língua Inglesa do Projovem Urbano do Jaboatão dos Guararapes.


LINHA DE PESQUISA

Atuando na área de ambientes colaborativos na Educação, o professor Clóvis, ao se utilizar da internet como ferramenta de educação vem impulsionando e desenvolvendo novos meios de produzir e compartilhar conhecimentos através do uso das promissoras Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

De forma inteligente e com uma metodologia própria Clóvis Roberto aproveita o máximo do potencial das TICs através das suas pesquisas e também na sua prática pedagógica. Nos trabalhos colaborativos pedagógicos lança mão de ferramentas como: eMails, Chat, eGroupWare, Wiki, Webquest, Blog , Orkut, e-Learning e Twitter: “São ferramentas que auxilia Professores no processo de Ensino Aprendizagem e faz do computador um parceiro cognitivo na construção do conhecimento e busca da qualidade da Educação”, como bem colocou o professor Clóvis.

Além do inovador modo de ensinar, utilizando-se de ferramentas sociais, chats, e-mails entre outros recursos virtuais, o professor Clóvis também está por dentro das principais questões que envolvem o seu município como: infraestrutura, educação, saúde, etc.


INFRAESTRUTURA

Morador de Jaboatão há mais de 40 anos, Clóvis faz um relata de forma clara os principais problemas estruturadores de Jaboatão dos Guararapes: “Cidade com grandes contrates, sem saneamento básico e políticas publicas administradas com programas voltados para as comunidades de morros e favelas , alem das enchentes e alagamentos entre outros problemas. Jaboatão nunca teve sorte com seus Prefeitos, mas atualmente a cidade vive uma vida nova, pelo menos a atual gestão está fazendo coisa que nunca foi visto antes. Segundo um Jornal local divulgou vão ser investidos mais de R$ 100 milhões. Recursos destinados a melhorar a qualidade de vida, com projetos estruturadores e de desenvolvimento para o município.


EDUCAÇÃO

Quanto a Educação Clóvis foi enfático: “Estou observando a reestruturação do sistema de ensino com a construção e reformas de escolas na atual gestão. Apesar dos investimentos ainda precisam ser construídas mais escolas em Jaboatão para ampliar a oferta de vagas e implantar um programa de formação continuada com os professores para melhorar a qualidade de ensino, além de oferecer um incentivo de produtividade”. E finalizou: “Também é preciso trabalhar a questão da Educação Profissional para os jovens que precisam ser capacitados para o mercado de trabalho”.


SAÚDE

Já na área da saúde, apesar das melhoras o professor acha que precisa de muitas melhorias: “Na minha avaliação mesmo estando inaugurando os Programas de Saúde da Família (PSFs) de Cucurana e Muribeca, construindo e reformando as unidades médicas a saúde precisa melhorar”. Segundo Clóvis as principais medidas são: “Aumentando a rede de credenciamentos com consultas especializadas e exames para atender a demanda da população carente, além da falta de profissionais da área e medicamentos, quanto aos programas existentes precisam funcionar com mais eficiência”.


CULTURA

Em relação à cultura foi claro : “A cultura é a riqueza de um povo, é importante o resgate das tradições e das manifestações culturais que é a identidade do povo. Jaboatão é um celeiro de artistas o que precisa é cadastrar e dar oportunidade a essa gente.


DESENVOLVIMENTO PARA O FUTURO

E para o futuro, professor Clóvis está ciente que é preciso haver um trabalho de articulação, envolvendo todos os setores: “Penso que tudo está relacionado há um conjunto de ações para haver o desenvolvimento. É importante ter Saúde, Educação e Infraestrutura, são pontos fortes para o crescimento de qualquer Cidade, Estado ou País. Jaboatão hoje esta mudando com obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em parceria com o Governo Estadual e Municipal, construindo viadutos, Canal do Jordão e a revitalização da Lagoa Olho D’água entre outros. Além do esforço da atual gestão em investir mas de 100 milhões com calçamento de ruas e saneamento básico, juntando tudo isso acredito no desenvolvimento para todos os jaboatãoenses, cidade estruturada para a geração de renda e empregos”, finalizou Clóvis.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário